Balanço Social

 

 

Video You Tube - Responsabilidade Social - youtu.be/sgRUHI-THQA  

Vídeo You Tube - ISO 26000 - Responsabilidade Social https://youtu.be/1eEqsdpnIVA



A partir de 01.01.2006 a Resolução CFC 1.003/2004 aprovou a NBC T 15 - Informações de Natureza Social e Ambiental, tratando especificamente dos procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o objetivo de demonstrar à sociedade a participação e a responsabilidade social da entidade.
 
Destaque-se que as Normas Contábeis são de utilização obrigatória pelas empresas e profissionais, independentemente do porte empresarial.
 

Balanço Social é um conjunto de informações demonstrando atividades de uma entidade privada com a sociedade que a ela está diretamente relacionada, com objetivo de divulgar sua gestão econômico-social, e sobre o seu relacionamento com a comunidade, apresentando o resultado de sua responsabilidade social.

 
Entende-se por informações de natureza social e ambiental:

a) a geração e a distribuição de riqueza;

b) os recursos humanos;

c) a interação da entidade com o ambiente externo;

d) a interação com o meio ambiente.

 

BALANÇO SOCIAL tornou-se uma referência mundial para as empresas, demonstrando a RESPONSABILIDADE SOCIAL e AMBIENTAL quando participam de projetos e ações que visam atender as comunidades mais carentes através de projetos sociais.

 

As informações e atos sociais, necessários para elaboração do Balanço Social, são de extrema importância para a classe empresarial no mundo, ou seja, por meio de atitudes socialmente responsáveis, as empresas conseguem adquirir um diferencial no mercado competitivo.

 

A elaboração do Balanço Social é vantajosa para qualquer organização: micro, pequena, média ou grande. O crescimento de empresas, visando ações sociais, nos seus planejamentos e estratégias, demonstra que uma cultura está emergindo, seja ela nascida da visão de lucros ou da percepção da necessidade de atitudes socialmente responsáveis.

 

Além do que, essas atitudes de empresas cidadãs impulsionam a necessidade de demonstrar essas ações por meio de propagandas, de circulares internos ou do Balanço Social.

 

Há um grande esforço de entidades, como o Ibase e o Sebrae, na divulgacão das vantagens do demonstrativo. Para isso, incentivam sua elaboração, elaboram e distribuem modelos, lançam campanhas e possibilitam meios para as empresas demonstrarem que se utilizam do Balanço Social.

 

As entidades da classe contábil vêem demonstrando apoio à implantação da responsabilidade social nas empresas, tanto que, não só as empresas da área contábil como os profissionais da classe, estão em estreita ligação com as empresas. Podem ser citados alguns exemplos desse apoio: a 18ª Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo, organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade, realizada no mês de setembro de 2003, cujo tema foi: “Brasil 2003: Contabilidade e Compromisso Social”; e o 17o Congresso Brasileiro de Contabilidade, organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, a ser realizado no mês de outubro de 2004, desenvolverá o tema Contabilidade: Instrumento de Cidadania.

 

A pesquisa, ao pretender tratar da consistência do Balanço Social, verificou ser necessário avaliar dados nas próprias empresas, visto que a consistência está conectada a documentos e pareceres de auditoria. Sendo assim, esta etapa já fica proposta para a continuidade desta pesquisa.

 

Os modelos pesquisados deixaram evidente que, quando elaborado o Balanço Social, é indispensável primar pela transparência (disclosure). Isso porque, quando ocorre omissão de informações por parte da empresa, em decorrência de dados confidenciais, para evitar a força da concorrência, campos do modelo proposto pelo Ibase ficam sem preenchimento e, com isso, o selo oferecido pelo órgão não é expedido.

 

O Balanço Social consiste, simultaneamente, num demonstrativo contábil, numa ferramenta para gestão, numa estratégia de marketing, numa prestação de contas, numa estratégia de promoção social.

 

No Brasil, as empresas estão começando a atentar para a eficácia da elaboração do Balanço Social e, com a prática dessa responsabilidade social, possivelmente, ocorra o boom tão esperado por todos que clamam por justiça social.