Empreendedorismo Social e Empresarial

Empreendedorismo tem no âmago do conceito a vontade de inovar com idéias criativas de novos modelos de negócios, novos produtos e serviços, além de processos que aproveita as oportunidades que surgem, ou seja, oportunidades que a maioria das pessoas não percebem, e encontra nessas oportunidades um plano para viabilizar a inovação, transformando em um negócio atrativo e lucrativo economicamente.
 
O espírito empreendedor de maneira geral, caracteriza-se pelo alto senso crítico, são questionadores, persistentes, proativos, dinâmicos inovadores, orientados para resultados e com determinação para correr risco, sendo que, no contexto do empreendedorismo o que muda são os fatores diferenciados de motivação.
 
Com a mudança da cultura ,os estilos e modelos de gestão nas organizações, estão se tornando mais flexisíveis, e a inovação cada vez mais evidente para o empreendedor empresarial, coorporativo, público ou social.
 
Empresarial -  é clássico e  caracteriza-se por necessidade e  oportunidade, pois o empreendedorismo por oportunidade é o ideal, com pespectiva visionária para um negócio inovador, já o empreendedorismo por necessidade, também pode ser de oportunidade, desde que o empreendedor tenha mente aberta e se qualifique para o negócio.
 
Corporativo - é intraempreendedor aquele que empreende e inova dentro de uma organização que não é de sua propriedade, independente do cargo que ocupa, enxerga novas oportunidades de inovação e melhorias na empresa, criando planos viáveis para sua implantação, ele costuma se sentir "dono da empresa". Tem certa vantagem pois não corre risco em investir, usa capital de terceiros, já encontra uma estrutura que facilita, sendo responsável por criar riquezas para a sociedade.
 
Público - no serviço público, as coisas são feitas de maneira rotineira durante muito tempo, não muda. O funcionário público ou gestor, é aquele que não se acomoda e procura mudar esse cenário, sabe administrar opotunidades e busca inovar, procurando encontrar novos caminhos para solucionar os problemas. Precisa ser um patrocinador de novas idéias, saber ouvir tudo e todos no seu entorno e ter conhecimento do seu poder de transformação, proporcionando lucratividade e reconhecimento da população na melhoria da prestação dos serviços públicos para a sociedade.
 
Social - tem crescido gradualmente, é aquele que o empreendedor abre o negócio para trazer mudanças ou solucionar problemas da comunidade, com vista a obter retorno financeiro, com valores diferenciados de mercado,  mas acredita na causa acima de tudo.